Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
img

Água gelada, andar descalço e sair no frio causam gripe?

“Friagem” causa gripe e resfriado?

MENTIRA!   

Muitos dizem que ficar descalço, tomar água gelada, sair “no frio” e dormir com o cabelo molhado são formas de se adquirir uma gripe ou um resfriado. Porém, não passam de crenças populares, sem fundamento.

Primeiramente, deve-se ter em mente que gripe e resfriado não são sinônimos e são doenças causadas por vírus diferentes. E “tomar friagem” não causará nenhuma delas. É necessário que o vírus infecte o indivíduo e nele comece a se multiplicar para que ocorra o adoecimento.

As variações bruscas de temperatura corporal (assim como o álcool, as quimioterapias, o estresse e a exposição prolongada ao sol) podem reduzir a eficiência do nosso sistema imune, tornando-o mais vulnerável a infecções virais e bacterianas, por exemplo. Porém, é uma relação indireta. Esse contato curto com a água ou com o tempo mais frio não trará grandes problemas a um indivíduo saudável. Para pessoas com um sistema imune não muito eficaz não é recomendado, assim como o exagero não faz bem a ninguém. Vale o bom senso!

Autor: Wésley de Sousa Câmara

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Pinterest
error: Content is protected !!