Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
img

Manteiga é mais saudável que margarina?

Manteiga é mais saudável ou menos prejudicial à saúde do que margarina?

MITO!

Essa questão é muito discutível e cada um tem um ponto de vista. Porém, ao meu ver, ambas são igualmente prejudiciais à saúde, ou seja, uma não é mais saudável do que a outra.

Entenda a composição da manteiga e da margarina

Costuma-se dividir a gordura em dois grupos principais: saturada (abundante nos animais) e insaturada (abundante nos vegetais). A diferença entre elas está basicamente no tipo de ligação química entre os átomos de carbono, que as constituem. Mas o fato é que a manteiga (derivada do leite) é rica em gorduras saturadas e colesterol, enquanto a margarina, por ter origem vegetal, deveria ter gorduras insaturadas, apenas. Entretanto, no preparo da margarina, há um processo químico chamado hidrogenação, que converte a gordura insaturada em saturada. Além disso, há formação da famosa gordura trans (que provavelmente está relacionada a muitas doenças atuais, como a aterosclerose e o aumento no colesterol total).

O que percebemos quando olhamos nas embalagens de margarina são mensagens do tipo: “Livre de gordura trans”. Sinceramente, não acredito nem um pouco nisso, afinal é um processo bem mais caro e em uma sociedade que visa apenas o lucro, seria pouco provável. Se fosse algo garantido, até arriscaria dizer que seria preferível consumir a margarina. Só não devemos esquecer que, quimicamente falando, ingerir margarina é quase como comer plástico. Mas, independente das opiniões, o fato é que ambas possuem basicamente gordura saturada (mesmo a que dizem ser mais saudáveis), o que pode causar sérios problemas cardiovasculares, entre outros.

O melhor a fazer é evitar esses alimentos, procurando substitui-los por outros mais saudáveis. Se for consumir, cuidado com a quantidade. É para comer pão com manteiga/margarina e não, manteiga/margarina com pão!

Autor: Dr Wésley de Sousa Câmara

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Pinterest
error: Content is protected !!